Pesquisar neste blogue

A carregar...

sexta-feira, 15 de Junho de 2012

TREINOS TÁTICOS DURANTE INICIAÇÃO NO FUTSAL

Lendo alguns artigos do Professor Dr. WILTON CARLOS SANTANA, sobre treinamento tático na fase de iniciação no FUTSAL; alguns pontos fazem refletir sobre a forma de trabalho que utilizo ou venho presenciando nas equipes da categoria de base do Futsal Paulista.

A realidade do Futsal atual, na fase de formação, esta caracterizado pelas as CRIANÇAS PASSANDO A BOLA E MENOSPREZANDO O ENFRENTAMENTO, ou seja: os treinadores estão ensinando os jogadores a fazer a bola circular, procurar o companheiro, a tocar a bola e não isso NÃO INCENTIVA OS DUELOS DE 1X1 E A TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DO ADVESÁRIO.

Em minha opinião, esses mesmos treinadores estão acertando ao incentivarem as crianças a fazerem a bola circular e com isso a interação tática proposta é dada como META para a formação esportiva das crianças, no qual as mesmas estão na fase do EGOCENTRISMO (eu e a bola) e rumar para a cooperação (eu a bola e os colegas).
Será que nós treinadores estão acertando ao desestimularem o jogo de 1x1? Creio que não, pois a vantagem numérica em um território que um drible pode causar não pode ser jamais descartada, pois aprender a circular a bola é tão relevante quanto aprender a enfrentar o adversário.
Acredito que nós treinadores, deveríamos apresentar várias formas de fazer “Circular a bola” e de “Enfrentamento do adversário” Exemplos:

1. JOGO PARA PROVOCAR A CIRCULAÇÃO DA BOLA:

A bola começa com o goleiro que deve soltá-la para o jogador sobre a linha da área, o outro jogador posiciona-se na linha do tiro livre dos 10 mts e esse começa a marcar quando ao atacante receber a bola.
Para o atacante fazer o gol, deverá passar a bola pelo menos uma vez para os jogadores que estão fora da quadra (amarelo), por sua vez deve ficar nas condições de recebê-la (LINHA DE PASSE) até o centro da quadra. Se conseguir ganha o direito de fazer o gole não pode ser impedido mais pelo defensor; e se houver um erro de passe o jogo reinicia com o outro goleiro.
O DEFENSOR somente pode marcar na quadra de ataque e não pode “POR O PÉ NA BOLA”
Quando esta está dominada pelo atacante, mas pode interceptar passes. Se isso acontecer desde que não use o drible, pode finalizar ao gol, caso ao contrário é obrigado a passar a bola para seus colegas de equipe (NESSE JOGO NÃO PODE SE DRIBLAR).


2. JOGO PARA PROVOCAR ENFRENTAMENTO DO ADVERSÁRIO (DUELO)
A equipe de posse de bola que conseguir chutar em gol “ELIMINA” adversário e faz um ponto para sua equipe; então não precisa fazer o gol para eliminar o oponente, mas sim apenas acertar o gol.
Detalhes: nesse jogo não há escanteio! Se caso acontecer, a bola será reiniciada com o goleiro e quem marca tem de permitir o atacante receber a bola, mas, porém tem lateral e se caso acontecer, que cobra o lateral pode sair jogando sozinho.


"Portanto é importante incentivar esses dois comportamentos que o futsal propociona, pois assim aumentará o repertório de resolução de problemas dos jogadores que estão todos em fase de iniciação na modalidade."

Sem comentários:

Enviar um comentário